terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os 10 Mandamentos...

 
Vivemos em uma era de grandes "milagres" tecnológicos, porém não temos nenhum ou quase nenhum avanço intelectual no que diz respeito ao ser humano. Hoje em dia é muito fácil se comunicar com qualquer pessoa que esteja neste planeta e até fora dele, nosso meios de comunicação avançaram de uma forma incrível. Nos transportes a tecnologia está presente cada vez mais, nos oferecendo pleno conforto e segurança, no que diz respeito à máquina claro. E em diversas áreas a tecnologia se faz presente e acessível à qualquer um (que esteja disposto a pagar por isso), mas o engraçado é que nada do que temos hoje foi pensado e projetado para uso de todos os seres viventes deste planeta! É triste saber que tudo o que temos tem que passar por um processo de reprojeto, adaptação... nunca em sua obra prima!
Os deficientes físicos, ao longo de muito tempo, vem enfrentando diversos obstáculos para terem uma vida perto do que seria o normal. Infelizmente agora, que a atenção para os deficientes vem aumentando, pois o mercado de trabalho e os governos vêem o deficiente físico como consumidor, e assim, contribuinte tributário.

Uma pequena experiência vivida por mim, cadeirante há 10 anos: ao longo dos anos, sobre uma cadeira de rodas,consegui fazer algumas economias com a intenção de adquirir um carro, tal foi minha surpresa quando descobri que só poderia comprar um veículo com isenções de impostos cobrados em nota fiscal se eu fosse declarante de imposto de renda!!!! Ou seja, caso eu fosse isento do imposto de renda (renda mínima insuficiente para declarar) eu não poderia requerer a isenção do imposto. Esse nosso governo é uma benção, enquanto eles dificultam a vida daqueles que desejam trabalhar e crescer como cidadãos que são, alimentam a miséria e ignorância no país distribuindo esmola com o dinheiro que deveria estar sendo empregado no desenvolvimento do cidadão.

O deficiente físico, e não só o físico, mas o intelectual também, devem ser respeitados e tratados como seres humanos e cidadãos!
Deixo aqui esse meu protesto e os 10 mandamentos...

1- Comunique-se com a pessoa com deficiência de igual para igual, sem diferenciação de palavras.
2- Não tenha preconceito, pois esta é a maior deficiência que um ser humano pode ter.
3- Considere que as diferenças contribuem para o crescimento humano.
4- Jamais ignore as dificuldades do outro.
5- Veja a necessidade do próximo, não seja aquele que vê mas não enxerga. 
6- Não duvide da capacidade das pessoas.
7- Promova oportunidades para as pessoas com deficiência mostrarem suas habilidades.
8- Faça de uma obrigação legal uma inclusão real, contrate pessoas com deficiência.
9- Ajude e não faça pelas pessoas com deficiência, pois elas buscam autonomia.
10- Oportunidade não é caridade.

Agradeço aos seguintes:
- Jefferson Maia
- Comissão Municipal de Atuação Comunitária
- Syária Virginia
- Nelson Carlos Schneider
- Eunice Borges
- Vaness Angela
- Maria Selma Gomes dos Sntos
- Maurício Oyarzábal
- Elisa Castro C. da Silva
- Antônio Alves

Que tiveram suas frases publicadas na Revista Sentidos do mês de outubro. Parabéns!

Sergio A. Oliveira neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário