sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Inércia

A ciência que estuda os fenômenos naturais, a Física, que chega a dar arrepios em muita gente...rs diz que: "Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso)."
Uma boa definição, não acham?!

Mas eu prefiro a seguinte definição, pois ela se encaixa melhor no ponto onde quero chegar, vejam:
De muitas formas poderíamos definir inércia, mas podemos interpretar seu enunciado da seguinte maneira: todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento - se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de INÉRCIA e é a característica de todos os corpos dotados de massa.

Incrível
não é pessoal?! Confesso que não encontrei imagem melhor
do que essa para ilustrar "Inércia"...rs

Agora a pergunta: Qual é o ponto?! - Vamos lá!
Inúmeras vezes, ao longo de todo o percurso de uma vida, nos vemos dominados por uma força de inércia, algumas vezes por momentos e outras por toda uma existência. Atingimos um estado de rotina aonde tudo se torna mecânico, as tarefas do dia - dia, as perguntas, as respostas, etc... Nos tornamos uma máquina sem percebermos. Até que algo ou alguém vem e "quebra" essa força de inércia que nos aprisionou, nos colocando em movimento ou nos tirando dele. Nem tudo que parece ser, é, assim como nem tudo que é, é o que parece ser! Papo de louco né! Mas vamos observar algumas coisas:

Quando chegamos em um ponto, na vida, que nos provê conforto, sofremos a temível força de inércia que nos impede de seguir em frente, de sermos melhores, de desejarmos atingir metas, objetivos ... Então tudo se torna monótono, igual, tedioso e estafante. É preciso uma força maior pra quebrar a inércia, nos colocar em uma situação desconhecida e, a partir deste ponto, dar mais um passo na longa caminhada rumo a eternidade.

Um pouco antes eu comentei sobre a ciência chamada Física, agora eu lhes explico como a Física faz esse maravilhoso trabalho.

Para estudar um fenômeno natural é preciso, antes de mais nada, duas coisas básicas: 1 - Boa Observação; 2 - Uma Linguagem Universal que Explique o que Ocorre.

A observação é uma análise sucinta do que está ocorrendo e, de posse dessa análise, uma síntese clara, direta e sutil destes fenômenos.
Já a linguagem universal que explique o que está acontecendo é a forma com que se registra os fenômenos e comprova sua existência e mecanismos que os fazem acontecer. A Física utiliza a Matemática como linguagem universal. Calma pessoal, não vou entrar em teoremas de um bando de loucos sem televisão em casa... Mas você pode substituir essa parte por um caderninho onde você entenda o que está escrito...rs

Mas você pode querer me confrontar apontando para uma situação como a seguir: se eu estiver parado, quieto e sem me mover, fechar meus olhos, estarei inerte?! A resposta é não!!!!!!
Aparentemente seu corpo está inerte, mas mesmo assim ele se move, assim como o chão abaixo de seus pés, até o planeta não está parado. Tudo é dinâmico, mesmo dormindo você trabalha... A mente trabalha muito, sempre ativa, 24hs por dia, todos os dias da semana "all the time"...


Agora, a sugestão da noite! (agora, neste exato momento em que estou escrevendo, são exatamente 22:22hs).

Observe sua vida, analise os fenômenos que ocorrem todos os dias da semana e tire suas conclusões, aponte os focos de inércia e busque formas, inovadoras ou não, para impedir que a inércia tome conta da sua vida!

Desafie-se, pegue seus objetivos e jogue no ponto mais alto que puder, em seguida vá buscá-lo com paixão, surpreenda-se com o tudo que você pode fazer, com o tudo que você pode ser, mas seja cauteloso nos seus passos, muitas surpresas irão surgir neste caminho, boas e ruins, é ruins sim, mas não se preocupe, pois como Einstein sempre defendeu em toda sua vida ilustre, tudo é relativo, depende do observador. Logo, podemos imaginar que neste caminho só iremos encontrar coisas boas... Depende de você... ACORDA... olha a vida à sua volta, desperta pra felicidade... Ame muito, o máximo que puder, pois amor nunca é de mais. Feche seus olhos e veja o mundo que quer ver e quando abri-los novamente comece a transformá-lo!!

Ao sair na rua, para ir ao trabalho ou para a escola, abrace o primeiro ser vivo que aparecer e agradeça-o por ele existir, pois se ele está passando por você é porque ele têm uma breve missão para contigo... Não se esqueça de agradecer aos céus também, a final, antes de você se amar, alguém muito maior que nós, nos amou antes!

E no final você vai provar, por experiência própria, a "impossível" teoria de que sempre fomos essa pessoa, mas nunca permitimos que ela tomasse conta do próprio caminho ...

Não importa quem você é... Não importa onde você vai em sua vida, se você não precisa de alguém para te esperar... [No matter who you are, no matter where you go in your life if you don't need to standby you]. Ame sempre, semeie a vida e a paz, leve luz àqueles que permanecem nas trevas e mostre o caminhos aos perdidos, conforte o coração dos aflitos e sorri sempre, mesmo que seja a dor que impera em sua alma, pois não crime maior que contaminar com tristeza a alegria do próximo!

Al Salam Alaikum

Sergio A. Oliveira Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário