sábado, 28 de fevereiro de 2015

Servindo-nos da experiência




A expectativa da vida humana tem crescido. Fala-se, na atualidade, de setenta anos para o homem e setenta e cinco para a mulher.
Se a economia se preocupa com valores previdenciários, se a medicina providencia recursos adequados para as possíveis dificuldades que surjam, no decurso dos anos, é de nos questionarmos o que a sociedade, em geral, tem feito a respeito.

Estamos nos preocupando com o aumento de tantos idosos circulando em nossa cidade? Estão sendo providenciadas melhores vias de acesso, que lhes permitam andar com maior segurança pelas ruas, sem estarem sujeitos a tropeçarem em passeios improvisados, lajotas soltas ou escorregadias?
E, afinal, o que temos lhes reservado para esses tantos anos a mais que estarão conosco?

Qualidade de vida tem a ver com afeto, atenção, sentir-se útil, capaz de contribuir com o mundo. Alguém valorizado pela sua experiência, pela sua cultura. Foi pensando nessa bagagem cultural e nas tantas horas ociosas, que uma escola de inglês, no Brasil, teve uma ideia brilhante. O projeto promove o intercâmbio entre estudantes da língua inglesa, em nosso país, com idosos americanos, que buscam alguém para conversar.

Entre eles, apenas uma ferramenta de videochat, que permite a comunicação à distância, pela internet. O projeto piloto foi realizado com a participação de trinta alunos do nível avançado e doze idosos de uma Casa de Repouso, em Chicago. A troca de experiências entre eles estabelece um relacionamento que ultrapassa as barreiras geográficas e de linguagem, agregando valor à vida dos participantes. A conversa é gravada para avaliação dos professores, mas o que é maravilhoso é o relacionamento criado.
Os idosos se preparam, vestem-se bem, penteiam-se para o momento do diálogo virtual. Todos muito bem humorados, falam a respeito de suas vidas, mostram fotos de quando eram jovens. 
 
Um dos senhores diz a um jovem brasileiro que se sente com vinte e cinco anos, embora tenha quase setenta.

Um adolescente conta que queria viajar para uma determinada localidade mas a mãe não o deixou.

Você tem uma boa mãe. – Foi a resposta do americano.

Uma senhora, emocionada, exclama: Você é minha nova neta!

Uma aluna conta quantos anos tem seu irmão. Com delicadeza, a mulher, que a ouve, sugere a forma correta de formular aquela frase.

Uma excelente troca de experiências. Idosos sentindo-se úteis, ensinando a jovens estrangeiros. Jovens que se sentem felizes em dialogar com pessoas de cultura diferente.

E, além de tudo, uma dose de amizade, afeto, que se cria. Um dos rapazes oferece a sua casa para hospedar aquele velho senhor com quem dialoga, caso ele decida visitar o Brasil.

Outro, abraça o computador, dizendo: Vai aí um grande abraço. E é correspondido.

Com certeza, mais do que alunos melhores, pessoas melhores estão sendo forjadas nessa salutar experiência.

Um exemplo a ser pensado e imitado. Quantas coisas maravilhosas têm nossos velhos para nos oferecer?
 
Redação do Momento Espírita, com base no vídeo
 Speaking Exchange, da Escola CNA, de São Paulo.
Em 27.2.2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário